Tubo PEAD: fabricação e uso

Saiba mais sobre o uso e a fabricação dos tubos de PEAD (tubos de polietileno de alta densidade)

Os tubos PEAD são produzidos por processo de extrusão. São produtos com elevada leveza, dependendo da densidade, possuindo boa flexibilidade e grande facilidade para serem transportados, características importantes dos tubos de PEAD usados em obras de saneamento, drenagem, gás e mineração.

Os tubos de polietileno (PE), para que atendam as normas e especificações devem ser produzidos com matérias primas específicas. Os compostos de polietileno (PE) utilizados devem atender à classificação PE 100.

Os tubos de polietileno de alta densidade (PEAD) podem ser usados em substituição aos tubos feitos de materiais como PVC, concreto e aço galvanizado. São empregados em sistemas de saneamento básico, telecomunicações, eletro dutos, sistemas de ramais prediais de água, drenagem e mineração, por exemplo. Esse tipo de tubulação segue normas rígidas.

As tubulações são, normalmente, divididas entre rígidas e flexíveis. Tubos rígidos não aceitam nenhum tipo de desvio sem que seja feita uma intervenção em sua estrutura. É o caso de materiais como concreto, cerâmica e ferro fundido. Já os tubos flexíveis aceitam ao menos um mínimo de desvio sem que seja preciso uma intervenção estrutural – é o caso de tubos em materiais como aço, alumínio e termoplásticos; categoria do polietileno.

Os tubos flexíveis podem ser ainda divididos em materiais elásticos – caso dos tubos de metal – e viscoelásticos – representados pelos materiais termoplásticos.

O uso de PEAD para tubulações é relativamente recente. Tubos de PEAD são utilizados desde os anos 1950, e têm substituído materiais para sistemas de saneamento e drenagem, canalização de rios e manejo de fluidos à base de água em geral. Na construção civil e obras de infraestrutura, é crescente a substituição de tubulações de aço e concreto por tubos de PEAD, por conta de sua facilidade de processamento e boas propriedades mecânicas e químicas.

Os tubos em PEAD podem ser lisos ou corrugados, sendo que a resistência mecânica do PEAD é intensificada pelo exterior corrugado, que aumenta a força estrutural do tubo.

Como a capacidade de condução de uma tubulação é inversamente proporcional à sua rugosidade interna, o baixo índice de rugosidade do interior dos tubos PEAD ajuda sua eficiência hidráulica em conduzir água e fluidos à base d’água. Essa capacidade representa a fricção, em oposição, da superfície do tubo ao fluxo do líquido.

Fonte: Aulas de “Processo de transformação”, no SENAI Mário Amato

Tags: , ,

Comentários para “Tubo PEAD: fabricação e uso”

  1. Adailton de Melo. disse:

    Ola Adilson eu tenho que executar uma obra com tubos de pead de 160mm/pe80/pn4 perfurado mas não tenho base de preços de mão de obra voce pode me ajudar obrigado.

    • admin disse:

      Bom dia Adailton,

      Por gentileza, consultar a empresa de soldagem chamada Momplast. Contatos: (11) 2303-5656 / 2303-8787

      Atenciosamente,

      FGS Brasil

Comentários